Ramo Frutífero

Baixe o PDF aqui!
(João 15:1-17)

Neste texto, Jesus começa a sua fala esclarecendo a respeito Dele e de Sua função na Terra: produzir vida para aqueles que se permitem estar ligados a Ele por meio da fé. Ao pensarmos nessa conexão sem fio, sem transplante de DNA feito através da medicina, aliás, sem nenhuma ação humana, ficamos impressionados: como podemos estar ligados a Jesus sendo que nada nos une a ele fisicamente? Impossível demais para a nossa mente humana! Para nós humanos sim, mas para Deus nada é impossível. “Pois nada é impossível para Deus”. (Lucas 1:37, NVI)
Deus providenciou o meio pelo qual o homem pode ser ligado a Ele: Jesus. Somente através do Filho de Deus mediante a fé.
A fé possui uma ação poderosa de unir o homem a Jesus, e para compreendermos melhor vamos pensar na conexão por Bluetooth, que necessariamente não precisa de cabo ou coisa parecida para fazer uma conexão de um aparelho a outro, mas apenas um dispositivo ligado para que as informações sejam compartilhadas de um aparelho eletrônico a outro.

Era exatamente isso que Jesus estava dizendo. E para trazer ao entendimento das pessoas ele usa como modelo a videira, uma planta muito conhecida que produz a deliciosa uva, que pode ser usada para produzir vinho. E fazendo uso dessa metáfora, ramos e videira, é que Jesus faz seu ensino.
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”. João 15:1,2

Ele estava declarando que os ramos em toda a Terra precisam estar ligados a Ele por um dispositivo chamado fé ou confiança. Somente através da fé é que passamos a receber as informações do céu por meio do Espírito Santo.

Contudo, existe uma observação feita pelo Mestre, que os ramos ligados a Ele que não estejam produzindo frutos serão cortados. Essa deve ser a nossa interrogação: como um ramo ligado a Videira não pode produzir frutos para a vida Eterna? Paulo traz uma clareza a respeito desse tema:

“Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna”. (Romanos 6:22, NVI)

O pecado é o que impede de receber a seiva da Videira. Então é possível um ramo estar conectado a uma árvore, mas estar morto, sem vida, pois deixou de receber a seiva. Ele está lá, mas sem produzir nada.

Assim muitas pessoas estão nas igrejas sem produzir nada, não amam ao próximo, são motivos de vergonha para o Evangelho e não recebem mais a Palavra da vida, pois passam a rejeitá-la no coração. Mas apesar de tudo isso, vivem na igreja. É muito importante observarmos que na continuação do esclarecimento, Jesus disse: “e meu pai é o agricultor”

“Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta”. Muito mais séria essa observação, pois nela está inserida uma sentença para aqueles que querem manter somente a aparência de estar ligado a Videira, mas rejeitam a Vida que ela tem para dar.

Assim podemos concluir que para estar ligado a Videira, mas com vida, é necessário guardar os mandamentos de Deus, pois o fato de tê-los no coração nos garante a continuidade do receber diariamente a vida.

“Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.
(1 João 3:24, NVI)

Então vamos deixar de “parecer” estar ligados, mas na essência ser um caule seco, porque o Agricultor é Deus. Dele ninguém pode esconder nada. Sejamos Ramo Frutífero, pois fomos chamados para produzir fruto pelo poder da conexão.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gálatas 5:22,23, NVI)

Saiba que os frutos do Espírito são qualidades que vemos no próprio Jesus e que precisam ser reveladas em nós, pois estamos ligados a Videira: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. O ramo ligado a Vida produz exatamente o que ela proporciona.

Produzir fruto dentro de si é o objetivo da vida daquele que deseja estar vivo para a Glória de Deus!
Sejamos um Ramo Frutífero em 2018

Apóstolos Valdemir e Margareth Carneiro

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.